Governador recebe título de Cidadão de Porto Alegre da Câmara de Vereadores

Eduardo Leite também recebeu a Comenda Porto do Sol

Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite recebeu, na noite desta terça-feira, o título de Cidadão de Porto Alegre e a Comenda Porto do Sol. As homenagens foram outorgadas pela Câmara Vereadores da capital, em uma sessão solene realizada no Plenário Otávio Rocha.

Leite destacou, ao discursar, o sentimento de gratidão pelo reconhecimento. “Estou muito feliz com esta noite de homenagem, uma oportunidade de respiro e afeto em tempos tão difíceis”, disse. O governador avaliou que vê os títulos como um gesto de reconhecimento, não só pessoal, mas ao trabalho que exerce à frente do Piratini desde 2019.

Os vereadores Cláudia Araújo e Gilson Padeiro, respectivamente, foram os proponentes da outorga da comenda e do título ao governador. Eles discursaram durante a sessão, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier. O prefeito Sebastião Melo também participou da cerimônia, além de vereadores, secretários de Estado e deputados estaduais.

Natural de Pelotas, onde atuou como vereador e prefeito, Leite disse que trouxe da terra natal a convicção sobre a relevância das cidades e do municipalismo, mas ressaltou que a capital reforçou esse sentimento. “Porto Alegre se aninhou de uma maneira mansa e irreversível no meio dessa minha história de amor com as cidades. Ela sempre me encantou pelas suas oportunidades, pelos seus lugares icônicos e pela população fantástica que vive aqui”, destacou.

Para ajudar a expressar o sentimento ao receber as distinções, Leite citou composições marcantes sobre a capital: “Porto Alegre é demais”, de José Fogaça, e “Deu pra ti”, dos conterrâneos pelotenses Kleiton e Kledir Ramil. O governador também destacou a importância da Câmara de Vereadores como um espaço de diálogo e de exercício da democracia na cidade.