O retorno da Petrobras para o mercado de distribuição de combustíveis pode ser a próxima novidade da companhia. Conforme o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, “vamos ter surpresas” pois empresa precisa voltar para próximo “deste ou do novo consumidor”, seja por meio de combustíveis, biocombustíveis, energia renovável, seja por outros caminhos. A afirmação foi dada após cerimônia comemorativa dos 70 anos de fundação da petroleira.
Prates observou que a marca BR é “extremamente valiosa” e, diante do conhecimento da dimensão desse valor é que a companhia vai trabalhar na busca de um retorno. Ele admitiu que a empresa está reavaliando todo o contrato de cessão da marca para a Vibra, pois o acordo “tem coisas que não compreendemos”.
“O que eu posso dizer é que a Petrobras precisa voltar, não necessariamente para a distribuição em si, mas para ficar próximo do consumidor final. Talvez dar algum retrocesso em alguma coisa, mas precisamos avançar para coisas novas, com conceitos novos, ir para segmentos novos”, afirmou.
A privatização da BR Distribuidora aconteceu com o lançamento de ações no mercado financeiro, transformando a empresa em uma “corporation”. A venda da BR Distribuidora, depois rebatizada para Vibra Energia, envolveu um acordo de cessão de uso da marca por um prazo de dez anos.
Jean Paul Prates disse ainda que a companhia analisa pelo menos um reajuste nos preços dos combustíveis ainda neste ano, num momento que o executivo classifica como “tempestade perfeita”.
“Estamos num mercado que está numa espécie de tempestade perfeita. Temos que administrar, por quanto tempo vai durar e quanto temos de colchão para aguentar essa volatilidade”, afirmou.