Obra da Copa do Mundo, prolongamento da Avenida Severo Dullius, finalmente liberada para o tráfego

Liberação da via potencializa a redução do tráfego na Sertório em até 30%

Foto: Alex Rocha/PMPA

Uma obra aguardada pela população de Porto Alegre, desde a Copa do Mundo de 2014 foi liberada para o tráfego de veículos na manhã desta terça-feira (3). Com dois quilômetros de extensão, o prolongamento da Avenida Severo Dullius- desde a região do Aeroporto Salgado Filho até a avenida Sertório – recebeu investimentos de R$ 86 milhões. Faltarão apenas ajustes nas calçadas e a sinalização permanente.

Para quem chega à Capital pela BR-116/BR-290 (Freeway), a via será uma alternativa para acessar a avenida Sertório. Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou a entrega da obra. “Quando nós assumimos o governo nos disseram que essa obra era interminável. Ela tinha 45% de conclusão, aditivo, tribunal de contas, tudo que você imagina de burocracia. Eu quero dizer que hoje nós estamos abrindo a Severo Dullius. Ela vai tirar, conforme os especialistas de trânsito, 30% do trânsito da Sertório. O cidadão que vier da Zona Norte vai chegar muito mais rápido ao aeroporto”, detalhou.

Em abril, já havia sido liberado para trânsito um trecho de 750 metros entre as ruas Dona Alzira e Sérgio Dietrich. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, revela a importância do empreendimento para a capital. “Ela é uma obra da cidade, não só da Zona Norte. Ela é uma importante ligação com o aeroporto, com o terminal de carga do aeroporto, com a Avenida das Indústrias, com a própria Ceasa, com a BR-116, tudo isso vai ter o seu acesso simplificado e melhorado com a Zona Norte da cidade. Então, ela é uma obra de mobilidade, mas que busca a qualidade da receptividade de Porto Alegre”, afirmou.

O projeto e a implantação da iluminação pública foram executados pela IPSul por meio de parceria público-privada, o que deve gerar economia de R$ 3,9 milhões ao município.

Trânsito

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação, a conclusão do serviço trará maior fluidez no trânsito minimizando pontos de congestionamento na região. A avenida Severo Dullius será uma via de acesso mais rápida em direção à Sertório, Assis Brasil e Manoel Elias, contribuindo para desafogar o acesso pela Trincheira da Ceará.

O projeto contempla o trecho compreendido entre a avenida Dique, próximo ao aeroporto, até a rua Dona Alzira no cruzamento com a Sertório. Além das melhorias de trânsito, a EPTC estuda a possibilidade de criação de uma nova linha de ônibus ou ajuste em uma já existente para atender os usuários na região.