O Dia das Crianças deverá injetar R$ 245 milhões no comércio da Capital. A informação consta de um levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, que mostrou ainda que entre os mais citados para receber presentes aparece a opção filhos com 43,1%, seguido por netos, 29,4% e afilhados 20,3%.
Sobre como os consumidores pretendem presentear, a lista revela que brinquedos (57,7%), roupas (42%) e calçados (13,1%) têm a preferência. Um ponto curioso foi o crescimento do passeio como uma forma de presentear. Ele aparece com 5,7% entre os respondentes.
Já com relação aos diferenciais para a escolha do presente, segundo o levantamento, o preço do item lidera a lista dos mais citados. Ele aparece com 61,4%. Na sequência aparece a qualidade do produto, com 48%, conhecer o gosto da pessoa, com 47,7%, e saber o que o presenteado deseja, com 32,3%. O ticket médio em 2023 deve ficar em R$ 189,47.
A semana anterior ao Dia das Crianças será a de maior movimento no comércio da capital. Cerca de 50% disseram que vão ir às compras nesta época. Com a antecedência de 15 dias, o índice baixa para 23,1%. E àqueles que já compraram, ficou em 2%.
Uma outra questão abordada foi o local onde se pretende fazer as compras. Lojas de rua lideram com 63,3%, seguido por loja de Shopping (42,9%) e e-commerce (25,7%). A escolha pelo comércio local para efetuar a compra chega a 82,9%. Essas compras, em sua maioria, serão à vista em dinheiro, com 38,3% da escolha dos respondentes. As opções cartão de crédito parcelado (32,6%), à vista no débito (18%), e Pìx (14,9%), são outras citadas.