O Instituto MRV, reconhecido por seu compromisso com a transformação social e o desenvolvimento sustentável, lança a 9ª edição do seu edital de projetos educacionais. Acreditando no poder transformador da educação, o Educar 9 tem como objetivo impulsionar mudanças positivas nas comunidades e apoiar Organizações da Sociedade Civil (OSC) que estejam engajadas em resolver desafios locais com jovens e crianças como protagonistas.
Criado em 2016, em oito edições, o Educar para Transformar já impactou mais de 200 mil pessoas, por meio de 51 projetos apoiados, em 30 cidades do Brasil, com um investimento superior a R$ 5 milhões. No Rio Grande do Sul, o projeto Escola do Aprender, do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, foi um dos contemplados em edições anteriores. Foram mais de 7 mil profissionais impactados pelo projeto, voltado à formação de professores com foco em competências socioemocionais, metodologias ativas e inteligência emocional.
EDUCAÇÃO
Nesta edição, o foco primordial é promover a solução de problemas por meio da educação, tendo as crianças, adolescentes e/ou jovens com até 24 anos de idade como protagonistas das ações de mudança. Além de envolver a(s) escola(s) como parceiras na execução dos projetos. As cidades participantes no estado são Porto Alegre e Canoas (que também já teve um projeto contemplado na edição de 2018), além de Campinas, João Pessoa, Londrina, Manaus, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Sorocaba e Uberlândia.
O edital selecionará 10 iniciativas de OSC´s que apresentem soluções inovadoras e educacionais para questões específicas em suas respectivas regiões. A estrutura proposta deve abranger o desenvolvimento sustentável, promovendo não apenas soluções imediatas, mas também contribuindo para a formação de uma sociedade consciente e comprometida com um futuro melhor para todos.
Durante o ano de 2024, os projetos selecionados serão acompanhados de perto pelo Instituto MRV e receberão um aporte financeiro, cada um, de R$ 100 mil. Representantes da instituição irão monitorar e apoiar remotamente e presencialmente, garantindo o desenvolvimento eficaz das atividades. Adicionalmente, serão fornecidas capacitações à distância abrangendo empreendedorismo social, estratégias de autossustentabilidade e mentorias para atender às necessidades específicas das OSC’s.