A Divisão de Perícias do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região vai auxiliar, gratuitamente, a restaurar registros danificados pelas cheias no Vale do Taquari. Os servidores farão um trabalho de restauração ou de reprodução de lembranças em papel, como desenhos, fotos, certificados, cartas e convites que molharam, ficaram embarrados ou até mesmo rasgados em razão da enchentes. A exceção é somente para documentos, que podem ter emissão de segunda via. O objetivo é tentar preservar as memórias das famílias que perderam quase tudo na tragédia.
O material, da forma como encontrado, pode ser levado até as unidades da Justiça do Trabalho de Lajeado (rua Paulo Frederico Schumacher, 115), Encantado (rua Monsenhor Scalabrini, 1109), Estrela (rua Pinheiro Machado, 285), Nova Prata (rua Luiz Marafon, 1646) e Bento Gonçalves (av. Presidente Costa e Silva, 261), que já foram preparadas para o acondicionamento desses itens. Ao entregar os documentos, o morador só precisa fornecer alguns dados pessoais e informações.
Os materiais serão encaminhados para a Divisão de Perícias Oficiais, que fica em Porto Alegre. A unidade, em parceria com Memorial, vai higienizar o material entregue para, então, dar início à restauração ou reconstrução por meio digital ou físico. Cada caso vai ser analisado individualmente, com o dono do documento recebendo um retorno sobre a viabilidade de recuperação e o prazo para realização do serviço.