A medição do nível do Guaíba alcançou novo patamar histórico, no início da noite deste domingo, quando a régua na altura do Cais Mauá apontou 2,71m. A cota ultrapassa a medição feita no dia 14 de setembro deste ano, de 2,70m, e só é superada neste século pelo registro de 2,97m anotado em outubro de 2015, ano que sob a influência de um Super El Niño o Rio Grande do Sul também enfrentou longo período de cheias.
O cenário é considerado ‘extremamente preocupante’ pela MetSul Meteorologia. “Com chuva volumosa na capital, aumento de vazão de rios, represamento pelo nível muito alto da Lagoa dos Patos e represamento adicional por vento Sul intenso no meio da semana, a cheia do Guaíba pode evoluir para cotas muito críticas”, destacou a MetSul. Não está descartado que o nível da água no Cais Mauá atinja os 3m da cota de transbordamento.
Na noite deste domingo, a Defesa Civil de Porto Alegre renovou o alerta de possibilidade de chuva intensa. De acordo com o alerta, a capital gaúcha pode ter nas próximas horas temporais, chuva forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo e rajadas de vento. A notificação é válida até as 10h desta segunda-feira.