O hub de projetos Nossa Biblioteca, criado pela CLIC, empresa de marketing social, enviou mais de 82 mil livros por todo o Brasil. Com a missão de atenuar problemas sociais relacionados à educação, desta vez a empresa fecha patrocínio com a Florestal Alimentos, situada em Lajeado, uma das cidades afetadas pela enchente que impacta o Rio Grande do Sul neste mês de setembro.
Através do projeto Nossa Biblioteca II, que reúne escritores, artistas, contadores de histórias e bibliotecários, de 21 a 30 de setembro, serão enviados seis acervos de 160 livros para a cidade. As instituições contempladas serão as escolas municipais de ensino fundamental Nova Viena, Vida Nova e Campestre, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Scherer, a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente e o Centro Nora Oderich de atendimento à menina.
APOIO
O Nossa Biblioteca II consiste no envio de 5.600 livros, distribuídos entre 35 escolas, com eventos de incentivo à leitura para alunos e professores. Cada um dos acervos bibliográficos foi definido com a curadoria do escritor Sergius Gonzaga e conta com títulos de referência entre infantis, infantojuvenis e da literatura nacional e internacional, contemplando leitores de todas as idades. A iniciativa conta com o patrocínio das marcas Madesa, Navegação Aliança, Calçados Beira Rio S.A., Dorf Ketal, Florestal, Docol e Instituto SLC.
A CLIC oferece, para qualquer empresa, a oportunidade de remanejar verbas que seriam utilizadas em impostos, para contribuir com o envio de livros através da Lei Rouanet. Para Adriane, o Nossa Biblioteca II é uma oportunidade muito além do marketing social para as empresas: “as patrocinadoras ganham a chance de se conectar com as comunidades onde estão localizadas, contribuindo para a educação da região”, explica Adriane. Até o final de 2023 o objetivo da CLIC é alcançar a marca dos 100 mil livros entregues.
Além do envio de livros, o Nossa Biblioteca II também proporciona eventos culturais. Entre eles estão dois tipos de oficinas para professores, uma voltada para a comunicação através do livro e outra de contação de história teatralizada, para alunos de escolas públicas na faixa etária de 7 a 12 anos. Cada um destes momentos é pensado visando desenvolver o interesse das crianças pela leitura.
O projeto conta também com cinco eventos de contação de história para crianças, realizados em locais públicos. As ações disponibilizarão os recursos de LIBRAS e audiodescrição caso os locais tenham alunos e/ou professores surdos, cegos ou baixa visão.