Através do projeto Cidade Educadora, o Pacto Alegre foi parte essencial da mobilização para incluir novamente Porto Alegre na Associação Internacional das Cidades Educadoras e segue participando de iniciativas relacionadas. É o caso da Primavera Educadora, uma série de eventos que ocorrem na capital até o próximo dia 28.
A segunda edição do Congresso Porto Alegre Cidade Educadora, promovido pelo Pacto, será realizada na quarta-feira, dia 27 de setembro, das 9h às 18h, no Centro Cultural da UFRGS, com três eixos temáticos: “Oportunidade de aprender ao longo da vida”, “Muitas culturas, muitas aprendizagens” e “Promoção de qualidade de vida e sustentabilidade”.
O objetivo do evento, aberto ao público em geral, é debater como a diversidade, o cuidado com a natureza e o direito à educação em qualquer idade podem melhorar a qualidade de vida dos moradores da Capital e oferecer mais oportunidades para todos. “Será um momento para conhecer experiências bem sucedidas de instituições públicas e privadas, focadas nestes três pilares, e discutir como ampliá-las”, explica a representante do Pacto Alegre, Maria Eunice Jotz.
Os temas abordados também serão apresentados no Encontro Brasileiro, que acontece em São Paulo, no mês que vem, e segue princípios determinados na Carta das Cidades Educadoras. “Colocar a capital gaúcha nesta gigantesca comunidade global é também se comprometer em colocar a educação como prioridade e como ferramenta para o desenvolvimento da cidade”, explica o coordenador do movimento e secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci.