Em celebração ao 41º Acampamento Farroupilha, o parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) receberá 41 mudas de árvores nativas, próximo à rótula das cuias. Nomeado Bosque Farroupilha, o espaço terá, além das espécies, uma placa com histórias em homenagem aos piqueteiros participantes. Na manhã deste sábado, 16, dez mudas de pitangueira, chal-chal e ipês rosas foram plantadas.
Selecionadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), as demais mudas de chal-chal, ipê-rosa, ipê-amarelo, ingá-banana, ingá-feijão e araçá serão plantadas ao longo do período do acampamento, respeitando a época de cada espécie e a autorização vegetal da secretaria. “Porto Alegre está realizando importantes investimentos na arborização urbana. Com cerca de 800 áreas verdes, somos uma das capitais mais arborizadas do país e, em breve, a mais sustentável”, afirma o secretário da Smamus, Germano Bremm.
As árvores, atrativas para a fauna da cidade, irão auxiliar o solo do parque, com raízes articulares, próprias para o terreno da área. Além disso, o projeto do Bosque é realizado em parceria com os usuários do parque e patrocínio do Salva-Dívidas. Participam também a Ecoreal e a Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre.
A ação soma-se ao projeto de revitalização do parque, que está passando por obras de qualificação para melhorar a acessibilidade e utilização do espaço. “A proposta fortalecerá a preservação desse legado natural e cultural, visando a aprimorar a experiência com uma gestão responsável. Essa parceria com os piqueteiros e frequentadores reforça o vínculo com a cidade e promove o senso de comunidade”, destaca Carla Deboni, arquiteta e diretora da GAM3 Parks.