Fortes rajadas de vento atingiram a região central de Porto Alegre no fim da noite desta segunda-feira. A ventania derrubou placas, deixou parte do Centro Histórico no escuro e provocou ondas no Guaíba, que batiam nos deques do trecho 1 da Orla. O princípio de virada no tempo assustou a população, já com temor das chuvas recentes que geraram destruição no Rio Grande do Sul.
Um piquete do Acampamento Farroupilha chegou a ter as telhas arrancadas, mas apesar do susto, ninguém se feriu. Os responsáveis pelo espaço iniciaram o reparo logo após o incidente.
A força das rajadas também afetou a operação no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Pelo menos três aeronaves ficaram em espera com órbitas perto da capital. O voo Azul 4708 arremeteu e retornou para Campinas, em São Paulo. O procedimento é seguro e considerado normal nessas circunstâncias. O piloto informou aos passageiros que após a arremetida a aeronave enfrentou turbulência moderada a forte entre a superfície e dois mil metros de altitude.
Na Grande Porto Alegre, foram feitos chamados aos bombeiros para cortes e quedas de árvores. Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba tinham requisições sobre riscos com a vegetação.
🔴 AGORA
Força do vento cria ondas que quebram nos deques da Orla do Guaíba em Porto Alegre@correio_dopovo @metsul pic.twitter.com/GBh1PsPY9Z
— Jonathas Costa (@jonathasac) September 12, 2023