IGP começa mutirão para confecção de carteiras de identidade perdidas pelas vítimas das enchentes

Ações serão realizadas inicialmente em Muçum e Roca Sales

Foto: Marinha do Brasil / RS / Divulgação

Instituto-Geral de Perícias (IGP) inicia, na segunda-feira (11/9), um mutirão para confecção de carteiras de identidade para a população afetada pelas enchentes resultantes das chuvas intensas do início de setembro. A força-tarefa vai atuar inicialmente no município de Muçum, como divulgou o governo do Estado neste domingo (10). Em Roca Sales, a operação começa na terça-feira (12/9). Os dois municípios foram os mais atingidos pelas cheia do rio Taquari. A segunda via do documento para quem perdeu em virtude do desastre ocorrido na região será emitida de forma gratuita.

Locais de atendimento

Em Muçum, o posto de atendimento será montado na sede da Emater, ao lado da Brigada Militar, localizada na rua Presidente Castelo Branco, 585.

Em Roca Sales, o posto de atendimento será montado no Centro de Referência de Assistência Social (C Cras). O endereço é rua General Daltro Filho, 1.747.

Ambos os locais funcionarão das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, enquanto houver necessidade.

Coleta de DNA

Nos postos de identificação montados para atender a população, os cidadãos que ainda tiverem familiares desaparecidos poderão fornecer ao IGP amostra de material genético para exame de DNA. A coleta é rápida, feita a partir da saliva. A informação será inserida no Banco de Material Genético do IGP para comparações com a base de dados, o que pode facilitar a verificação de compatibilidade com o material genético de vítimas que venham a ser localizadas.