Ao menos 53 mil clientes permaneciam sem energia elétrica, na noite desta terça-feira, em razão das enchentes provocadas pelas chuvas em excesso, desde domingo, no Rio Grande do Sul. Na manhã de hoje, eram 67 mil nessa situação.
Só a RGE contabiliza 46 mil clientes afetados, a maior parte no Vale do Taquari. O desligamento ocorre em áreas alagadas, por razões de segurança. O impasse afeta, sobretudo, moradores de Vespasiano Corrêa, Roca Sales, Encantado, Relvado, Coqueiro Baixo, Imigrante, Doutor Ricardo, Muçum, Nova Brescia, São Valentim do Sul, Arroio do Meio, Santa Tereza, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Estrela. A empresa ressalta que segue monitorando a situação nessas regiões para restabelecer o serviço assim que o nível da água baixar.
A RGE também recomenda que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação, nesses casos, é acionar imediatamente a empresa e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento. Das 21 mortes confirmadas oficialmente até o momento em razão do excesso de chuva no RS, duas decorreram de choque elétrico.
Na região de cobertura da CEEE Grupo Equatorial Energia, o balanço mais atualizado cita 7 mil clientes sem energia. A região Metropolitana era a mais atingida na noite desta terça, com 3 mil clientes sem luz, seguida da Sul (2,2 mil) e da Campanha (1,5 mil). Os municípios mais atingidos incluem Viamão (mil clientes sem energia), Porto Alegre (600) e Pedras Altas (600).