O Governo do Estado oficializou, em cerimônia, na manhã desta quinta-feira (31), a troca do comando da Cadeia Pública de Porto Alegre. Após 28 anos a Brigada Militar (BM) entregou a direção da casa prisional para a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe). A atividade contou com a presença de diversas autoridades.
O secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, agradeceu ao governador Eduardo Leite pelos investimentos em obras de readequação da unidade, e o aumento do efetivo, propiciado pela realização de concurso público. “Nós só vamos ter uma maior redução de indicadores, com toda essa estruturação que vem sendo feita, investimentos em construção de presídios, capacitação de policiais penais paralela com o fortalecimento das policias”, enfatizou.
Caron também destacou o cobertor curto quando policiais militares cuidavam dos apenados ao invés policiar a cidade. “O coronel Feoli vinha comentando que o fato de termos presos algemados em viaturas, e toda dificuldade que havia, em relação ao sistema prisional, demandava um grande número de integrantes da Brigada, que ao invés de estarem atendendo ocorrências e fazendo o policiamento preventivo e ostensivo, tinham essa missão”, revelou.
Fora do comando da casa prisional desde 1995, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), retorna ao comando do Central. O superintendente da Susepe, Mateus Schwartz dos Anjos, agradeceu os 28 anos de parceria com a Brigada Militar, que manteve a ordem na casa prisional durante todo esse tempo. “Hoje, damos mais um passo para termos uma Policia Penal fortalecida, cumprindo seu papel na Segurança Pública no Estado. Os investimentos feitos através do programa Avançar, mais de meio bilhão de reais, nos possibilitou equipar a nossa tropa, oferecer aos servidores as ferramentas necessárias para garantir a segurança nos estabelecimentos prisionais, e assim desenvolver atividades pertinentes à execução da pena”, explicou.
Aproximadamente 180 policiais participaram do ato solene. Os brigadianos que deixarem de atuar na segurança do Presídio Central serão redirecionados para o policiamento ostensivo da capital. O ato solene contou com a presença do governador Eduardo Leite, e dos secretários de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, e da Segurança Pública, Sandro Caron, além do comandante da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli.