A Campanha Gaúcha, região localizada no extremo Sul do Brasil, fronteira com a Argentina e o Uruguai, é conhecida por ser o berço do churrasco, das tradições gaúchas e das planícies de perder de vista. Mas outra herança histórica se destaca muito além da pecuária: a vitivinicultura, que a cada ano surpreende mais pela qualidade de seus vinhos, premiados nacional e internacionalmente.
Na safra 2023 foram colhidos mais de 8 milhões de quilos de uvas, em cerca de 900 hectares – em uma região com uma área de vinhedos de aproximadamente 1,5 mil hectares, cultivados tradicionalmente em espaldeiras – uma safra cerca 20% menor que a anterior. “Mas com um nível de qualidade incrível”, afirma Pedro Candelária, presidente da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha.
E oito das vinícolas que fazem parte da Associação – Batalha, Bodega Sossego, Campos de Cima, Dom Pedrito, Dunamis, Guatambu, Peruzzo e Pueblo Pampeiro – estarão em Bento Gonçalves entre os dias 12 e 14 de setembro, participando da Wine South America, uma das mais importantes feiras do setor.
A Campanha Gaúcha faz parte da história da viticultura brasileira. Os primeiros registros de produção de vinho da região no Brasil são do século XIX, mais precisamente no ano de 1882 quando foi registrada a primeira vinícola brasileira, a Marimon & Filhos, em Bagé.
Desde então, a indústria vitivinícola brasileira passou por significativa evolução; hoje na Campanha – a região produtora mais quente e com menor volume de chuvas do Sul do país – o clima temperado, com estações bem definidas e grande amplitude térmica, aliado à tecnologia, inovação, qualidade dos vinhedos e eficiência de produção, faz do produto da região um dos mais qualificados do Brasil.
Em 2020, depois de muito tempo de espera, a região passou a contar com um selo, a partir do recebimento de sua Indicação Geográfica. Com a Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha, os rótulos ali produzidos passaram a ser ainda mais valorizados, após terem sua procedência garantida e diversos critérios de produção obedecidos, sempre avaliados por um comitê regulador formado por reconhecidos profissionais.
Durante a WSA produtores, enólogos e proprietários das vinícolas estarão em Bento Gonçalves apresentando seus lançamentos, portfólio de produtos e tirando dúvidas. Uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre uma das regiões que mais se destaca no mapa da vitivinicultura do Brasil.