O trecho da avenida Praia de Belas bloqueado desde 11 de agosto, no bairro de mesmo nome, em Porto Alegre, vai ser liberado ao trânsito, nesta terça, em horário ainda não definido, após a repavimentação asfáltica. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) consertou o vazamento de uma tubulação de esgoto. A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU), vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), trabalha no local, nesta terça, após a intervenção ser concluída.
Com o conserto da tubulação, a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Baronesa do Gravataí retomou a operação. O reparo, que incluiu a concretagem do emissário de esgoto, exigiu a abertura de uma vala, entre 11 e 12 de agosto. Desde então, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mantinha interrompido o fluxo pela Praia de Belas, , entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a alça da Klinger Filho. Paradas de ônibus no trecho foram desativadas, com os coletivos desviados em direção à Rótula das Cuias.
A rede, de 1,2 mil milímetros de diâmetro, construída na década de 1970, direciona o esgoto que vem da EBE Baronesa do Gravataí até a EBE Ponta da Cadeia. Dali, segue para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria.