A Caixa Econômica Federal libera, nesta segunda-feira, 28, mais uma rodada de pagamentos do Auxílio Gás no valor de R$ 108 para cerca de 5,63 milhões de beneficiários do Bolsa Família. O valor do benefício é destinado para as famílias de baixa renda realizarem a compra do botijão de gás de 13 kg. Os depósitos deste mês ocorrem até 31 de agosto.
Para receber os valores pagos junto ao Bolsa Família, as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza devem estar inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo nacional, de R$ 660, e receber o Benefício de Prestação Continuada da assistência social (BPC).
Isto inclui famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência, com prioridade; famílias inscritas no CadÚnico com registro atualizado no último ano; famílias com menor renda per capita; famílias com maior quantidade de membros; que recebam benefício do Auxílio Brasil; e que tenham cadastro qualificado pelo gestor com base em dados que possibilitem averiguação.
O Auxílio Gás garante o custeio do valor integral do botijão de gás de 13 kg para cerca de 5,6 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família. Em 2023, o Auxílio Gás será pago nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. O benefício é pago junto ao Bolsa Família considerando o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).
Veja as datas:
- NIS de final 8 – 29 de agosto;
- NIS de final 9 – 30 de agosto;
- NIS de final 0 – 31 de agosto.