As startups focadas no agronegócio, conhecidas como agtechs, são uma das atrações da segunda edição do RS Innovation Agro, espaço totalmente dedicado à inovação na Expointer. Neste ano, 60 agtechs se revezarão nos estandes coletivos, em busca de novas conexões e potenciais parcerias.
A programação do RS Innovation Agro, iniciativa da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) com apoio estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), também inclui pitchs de startups em todos os dias do evento, de 26 de agosto a 3 de setembro. O espaço fica na Casa da Febrac, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Na primeira edição, em 2022, uma das participantes foi a Crops Team, que fornece consultoria a produtores rurais e empresas do agronegócio para quantificação da eficiência produtiva e identificação de fatores que afetam a produção de grãos. Fundada em 2020, em Santa Maria, a Crops Team tem se dedicado ao desenvolvimento de produtos como a Árion Mais – uma plataforma digital para registro e interpretação de dados de lavouras, que ajuda a identificar o potencial produtivo de cada área.
Outro exemplo é o Water Crop, um sistema para o manejo eficiente de irrigação em áreas de soja e milho com uso de pivô irrigado. A empresa está abrindo uma filial em Unaí, em Minas Gerais, na divisa com Goiás.