O promotor de Justiça Jair João Franz recebeu alta hospitalar, nesta sexta-feira, após sofrer uma tentativa de homicídio na noite de ontem, em Teutônia, no Vale do Taquari. O chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, acompanha as investigações no município. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Sodré mencionou que foram efetuados 15 disparos em direção ao promotor. Só um atingiu Franz.
“[Foram efetuados] 15 disparos em direção ao veículo. Desses 15 disparos, 11 perfuraram o veículo e um acertou o promotor no braço e entrou também no abdome. Agora, o promotor já está em casa, acabei de sair de lá, estava conversando com ele. Ele não corre risco de morte”, mencionou Sodré.
O chefe da Polícia Civil mencionou que Jair João Franz é um promotor conhecido por ser muito combativo na área criminal, embora sigam sendo trabalhadas outras linhas de investigação. Já a possibilidade de latrocínio está descartada.
Sodré também disse se tratar do primeiro caso de um ataque direto a um promotor de Justiça no Rio Grande do Sul.
Tropas do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1°BPChq), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Aviação (BAv), além de policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Lajeado (Draco) e equipes do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram enviados ao município.
Crime
O Ministério Público do Rio Grande do Sul confirmou, em nota oficial na noite desta quinta, que o promotor de Justiça Jair João Franz sofreu disparos de arma de fogo em Teutônia, no Vale do Taquari.
A Brigada Militar informou que o crime se registrou perto das 21h, no bairro Centro Administrativo, nas imediações do local onde Franz reside.
O promotor conseguiu entrar na residência e pedir ajuda à esposa. Acionada, a guarnição da BM decidiu socorrer Franz em vez de esperar a chegada do Samu.