Chefe da Polícia do RS acompanha investigações sobre tentativa de assassinato em Teutônia

Delegado Fernando Sodré se desloca nesta sexta-feira ao município do Vale do Taquari

Foto: Gabriela Milanezi / Record TV/ Rádio Guaíba

Após a tentativa de homicídio contra o promotor de Justiça Jair João Franz, que sofreu disparos de arma de fogo, na noite desta quinta-feira, em Teutônia, no Vale do Taquari, o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fernando Sodré, decidiu acompanhar nesta sexta-feira as investigações no município. Uma força-tarefa foi montada com equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para reforçar o cerco policial e auxiliar nas buscas ao suspeito.

Conforme Sodré, setores da inteligência e do pronto atendimento da Polícia Civil e da Brigada Militar também estão mobilizadas. “Estou indo a Teutônia. A Polícia passou a noite toda envolvida nas investigações, realizando diligências no local do crime”, ressaltou. A Brigada Militar informou que o crime ocorreu por volta das 21h, no bairro Centro Administrativo, nas imediações do local onde Franz reside. “Creio que durante o dia teremos mais elementos da investigação. Por ora não podemos avançar muito sobre quais são as linhas de investigação”, destacou.

No dia do atentado, o promotor participou de um júri que resultou na condenação de um homem. Conforme Sodré, Franz participou de vários júri envolvendo homicídios e integrantes de facções criminosas. De acordo com o comandante do 40º BPM, major Fábio Kuhn, imagens das câmeras da residência do promotor vão ser analisadas pela perícia. A gravação mostra que o autor do crime se escondeu em um matagal e surpreendeu Franz no momento em que ele chegou ao local, de carro, e se aproximou do portão de entrada.

Conforme Kuhn, o atirador efetuou vários disparos e conseguiu alvejar o promotor. Marcas de tiros também danificaram o veículo na lateral direita. A imagem mostra que o suspeito agiu usando uma balaclava (espécie de capuz utilizada como proteção individual para motociclistas), abandonada nas imediações. Testemunhas relataram que o homem fugiu do local de moto. O promotor conseguiu entrar na residência e pedir ajuda à esposa.

Acionada, a guarnição da BM decidiu socorrer Franz em vez de esperar a chegada o Samu.
Em nota, o Ministério Público do RS informou que o Franz recebeu atendimento no hospital de Estrela. A nota finaliza dizendo que o MP vai seguir “cobrando com veemência a resolução do fato e a responsabilização dos envolvidos” em um caso que, preliminarmente, vem sendo tratado como tentativa de homicídio.