O volume de vendas do Dia dos Pais no comércio da capital parece ter ficado abaixo das expectativas. Conforme levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas POA, 31% dos empresários apontaram que as vendas para a data diminuíram, fruto da Falta de dinheiro (29%); insegurança para gastar (22,6%); Ausência do frio (12,9%); Produtos caros (6,5%), argumentaram os comerciantes.
O estudo apontou ainda que mais da metade dos respondentes venderam mais ou de forma igual ao último ano. Isso porque segundo os dados obtidos, 30% mantiveram a média de vendas de 2022, e 23% disseram ter aumentado suas vendas. Quanto ao valor do ticket médio, a pesquisa apontou que o valor ficou em R$ 263,00.
A semana que antecedeu o Dia dos Pais foi período de movimento mais intenso, com 49% das citações. A véspera, no sábado, dia 12, com 39%, vem logo após na preferência de quem respondeu a pesquisa. A 1ª semana de agosto como escolha para a compra de Dia dos Pais aparece na lista com 9% das respostas. O cartão de crédito concentrou 80% das vendas para a data, enquanto aqueles que usaram compras online preferiram utilizar o link de pagamento (61,5%)
Na análise do presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, ainda que um terço de quem respondeu a pesquisa tenha citado que as vendas foram abaixo em relação ao ano de 2022, o ticket médio mais alto neste ano revela que, quem foi às compras, gastou mais. “Este é um movimento que imaginávamos”, revela Arcione Piva.