Grêmio visita Flamengo em busca de façanha para garantir vaga na final na Copa do Brasil

Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Rádio Guaíba

No futebol, tudo é possível. É com esse pensamento que o Grêmio encara o Flamengo hoje à noite, às 21h30min, no Maracanã. Para garantir vaga na final da Copa do Brasil e manter vivo o sonho do hexacampeonato, não basta apenas vencer. O Tricolor precisa pelo menos de uma vitória por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.

Para esse confronto decisivo no Rio de Janeiro, o técnico Renato Portaluppi terá os retornos de Carballo e Cristaldo. Enquanto o uruguaio ficou de fora da vitória contra o Fluminense por desgaste físico, o argentino está recuperado de lesão muscular na coxa direita. Em contrapartida, além de Kannemann, suspenso, Geromel e Bruno Uvini estão fora.

Recuperado de lesão no menisco do joelho esquerdo, sofrida na pré-temporada, existia a expectativa de que o capitão fosse relacionado, mas isso não se confirmou. O camisa 3 ainda não atuou neste ano. Já Uvini não vem treinando normalmente desde semana passada e segue como desfalque por desgaste físico. No treino de segunda-feira pela manhã, ele apenas correu ao redor do gramado do CT.

A principal dúvida na escalação está no meio-campo. Recuperado de lesão muscular e com alguns minutos em campo na partida diante do Fluminense, Pepê pode ser a surpresa de Renato desde o início do jogo. O camisa 23 disputa com Carballo uma vaga na equipe. Outra alternativa seria deixar João Pedro Galvão ou Ferreira no banco de reservas, optando por uma formação com Villasanti, Pepê e Cristaldo. São indefinições que só serão desvendadas uma hora antes da bola rolar no Maracanã nesta noite.

Dos novos contratados, apenas Caíque não viajou. O goleiro já atuou pelo Ypiranga, de Erechim, na competição nacional. Luan, que reestreou pelo clube contra o Tricolor carioca, fica como opção no banco de reservas, a exemplo de Juan Manuel Iturbe e Lucas Besozzi. Já Rodrigo Ely e João Pedro Galvão podem iniciar como titulares. Enquanto o defensor tem presença garantida para formar dupla de zaga com Bruno Alves, o atacante pode deixar o time caso o comandante tricolor não mantenha a mesma estrutura de time que venceu o Fluminense, pelo Brasileirão.

Esperança de gols, Suárez estará em campo. O centroavante tentará quebrar o jejum de seis partidas sem marcar. Além disso, o uruguaio convive com outra marca curiosa até o momento: não fez nenhum gol longe do Rio Grande do Sul desde que chegou ao Grêmio.

Copa do Brasil 2023 – Semifinais – Jogo de volta

Flamengo

Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Gerson (Thiago Maia), Victor Hugo, Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.

Grêmio

Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Carballo), Bitello, Ferreira e João Pedro Galvão (Cristaldo); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Naílton Junior de Sousa Oliveira (CE-Fifa)
VAR: Wagner Reway (PB-Fifa)
Data e hora: 16 de agosto de 2023, quarta-feira, às 21h30
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)