Até o meio-dia desta terça-feira, quase 70% dos médicos já haviam votado para eleger 20 conselheiros titulares e outros 20 suplentes ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. O pleito, iniciado nesta segunda-feira, se encerra às 20h desta terça. Pela primeira vez, os 33.630 médicos registrados no órgão podem votar – pela internet ou, presencialmente, na sede do Cremers e nas delegacias regionais do Interior.
Três chapas concorrem: a 1 – Cremers de Todos, a 2 – Conexão e a 3 – Pra Frente Cremers. Em debate realizado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul na última sexta, Carlos Sparta, Tatiana Della Giustina e Eduardo Neubarth Trindade representaram, respectivamente, cada composição. Os vencedores formarão o corpo de conselheiros da instituição a partir de 1º de outubro deste ano, e até o mesmo mês em 2028.
O processo eleitoral acontece em todos os CRMs do país, sendo coordenado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Devem votar, obrigatoriamente, todos os médicos ativos, com os dados cadastrais atualizados e em situação regular, exceto os maiores de 70 anos de idade.
Os resultados serão divulgados em uma live no youtube do Conselho Federal de Medicina a partir das 20h.