A prefeitura de Porto Alegre vai instalar dez totens interativos de segurança e vigilância em áreas de maior movimentação de pessoas na capital. Os equipamentos terão cerca de quatro metros de altura e serão capazes de transmitir alertas à população, enviados pela administração, quanto às ocorrências registradas no entorno.
Um botão de emergência vai possibilitar que os cidadãos entrem em contato direto com o Centro Integrado de Comando (Ceic), reduzindo o tempo de resposta dos órgãos municipais às demandas de emergência. Os totens também vão auxiliar na ampliação do videomonitoramento, com câmeras de 360º de cobertura.
O secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, mencionou que os operadores do Centro Integrado de Comando terão a possibilidade de iniciar a comunicação com o entorno dos totens de forma espontânea. Além disso, as câmeras terão a capacidade de leitura de placas e faces, um importante reforço na prevenção de crimes. Ainda conforme o secretário, os totens equivalem ao trabalho de quatro policiais em operação.
“É a mesma coisa que nós termos um policiamento 24 horas, 365 dias por ano e independente do clima e etc. É a mesma coisa que nós termos 4 policiais, isso substitui 4 policiais ou guardas municipais”, mencionou.
O projeto prevê, inicialmente, o aluguel de dez equipamentos a um custo de R$ 2,3 milhões para um ano de operação. Os totens serão à prova de disparos de arma de fogo e intempéries.
Posto Avançado – Já a implantação dos postos avançados da Guarda Municipal em formato de contêiner, iniciada no Parque Farroupilha (Redenção), vai ter sequência nos próximos meses. O segundo equipamento do tipo, que vai ficar na Praça XV, no Centro Histórico entrou em fase de finalização do projeto arquitetônico.