Linha T11 volta a ser operada parcialmente pela Carris

A partir desta segunda-feira, das 186 viagens disponibilizadas pelas linhas T11 e seu reforço T11.1, oitenta e cinco passam a ser feitas pela empresa municipal

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A prefeitura confirmou que a linha T11, após estar sob controle das empresas privadas de transporte coletivo desde abril deste ano, volta a ser operada parcialmente pela Carris. A partir desta segunda-feira, das 186 viagens disponibilizadas pelas linhas T11 e seu reforço T11.1, oitenta e cinco passam a ser feitas pela Carris. Os usuários ainda poderão encontrar ônibus da Mob, na cor azul, e da Vivasul, na cor vermelha, operando a linha.

“Em abril passamos quatro linhas da Carris para as privadas para qualificar o atendimento. As outras três linhas já retornaram e estamos promovendo a volta da T11 em duas etapas, sendo que a primeira parte agora e a segunda em setembro”, relata o o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. “Esse retorno será feito de forma gradual, devido a ajustes que ainda estamos fazendo com o foco no melhor atendimento ao usuário do transporte coletivo”.

Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, através do app do cartão TRI. Basta selecionar “GPS” para ser direcionado ao Cittamobi e Moovit.

Linhas sem cobrador

Foi publicada na última sexta-feira, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) a resolução que autoriza a operação da linha T5 sem cobrador a partir de hoje, nos dias úteis. Em relação ao percentual desses profissionais no transporte coletivo da Capital, a retirada totaliza 48,5% do quadro, com a previsão de chegar a 50% até o fim deste ano. A medida segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Os usuários do transporte público podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque.