O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) vai eleger, entre amanhã e terça-feira, 20 conselheiros titulares e outros 20 suplentes para um mandato até outubro de 2028. Pela primeira vez, os 33.630 médicos registrados no órgão poderão votar pela internet, das 8h às 20h, ou presencialmente na sede do Cremers ou nas delegacias regionais do interior.
Três chapas concorrem: a 1 – Cremers de Todos, a 2 – Conexão e a 3 – Pra Frente Cremers. Em debate realizado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul na última sexta, Carlos Sparta, Tatiana Della Giustina e Eduardo Neubarth Trindade representaram, respectivamente, cada composição. Os vencedores formarão o corpo de conselheiros da instituição a partir de 1º de outubro deste ano.
O processo eleitoral acontece em todos os CRMs do país e é coordenado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O voto é obrigatório para todos os médicos ativos, com os dados cadastrais atualizados e em situação regular, sendo facultativo para os maiores de 70 anos de idade.