Mercado já vive a expectativa do IPCA de julho

Resultado do indicador vai balizar as projeções de mais cortes na Selic

Crédito: Freepik

A reta final da semana econômica remete para as expectativas de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que será divulgado na sexta-feira, 11. Conforme analistas, as expectativas se justificam porque o resultado do indicador vai balizar as projeções de mais cortes na Selic, com uma eventual aceleração do ciclo de cortes de juros. A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou essa alternativa evidenciada.

Na quarta-feira, os juros futuros encerraram em níveis próximos aos ajustes do dia anterior, à medida que um comportamento de parcimônia ganhou corpo no mercado antes da divulgação também de dados de inflação nos Estados Unidos, nesta quinta-feira. Os dois indicadores podem desencadear uma melhor definição das apostas para a continuidade do ciclo de flexibilização monetária.

SERVIÇOS

Para o dia ainda tem a divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Mensal de Serviços, encerrando o grupo de indicadores setoriais, referente a junho. Em maio, o resultado foi de alta de 0,9% comparado com abril.