O Hospital de Clínicas de Porto Alegre começou a recrutar pessoas para um estudo com um medicamento experimental para o tratamento de Covid-19, assim como o potencial para a redução do risco da Covid longa. Adultos acima de 18 anos portadores de doenças crônicas e que testaram positivo para Covid-19 nos últimos três dias, e que estejam apresentando um ou mais sintomas, podem participar da pesquisa, assim como pessoas com 65 anos ou mais, assim como as que sejam imunocomprometidas ou estejam em tratamento com imunossupressores.
O estudo clínico denominado SCORPIO-HR dura em média de 24 semanas, período no qual o medicamento experimental vai ser ministrado por cinco cinco dias, além de um grupo de controle, que nesse mesmo período recebe o placebo. Os participantes devem realizar pelo menos oito consultas no Hospital de Clínicas para o monitoramento dos resultados, tendo reembolsadas todas as despesas relacionadas a esse comparecimento.
Conforme Eduardo Sprinz, pesquisador principal do estudo no Hospital de Clínicas, o estudo clínico, que acontece em 20 países, recebeu aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde e dos comitês de ética regionais, “seguindo todos os protocolos para segurança e bem-estar dos participantes”.
Não poderão se integrar ao experimento pacientes que tenham sido previamente hospitalizados para o tratamento da infecção com o SARS-CoV-2, estejam atualmente hospitalizados ou recebendo atendimento médico de emergência, assim como pessoas que planejem utilizar PaxlovidTM (nirmatrelvir/ritonavir) – também indicado para tratar a Covid-19. O estudo também barra pessoas que tenham histórico de cirrose ou problemas no fígado, ou que já tenham usado outras medicações orais, inaladas ou injetáveis para tratar esse episódio de infecção por SARS-CoV-2.
Para mais informações ou para se candidatar a participar do estudo, os interessados podem comparecer ao Hospital de Clínicas na Avenida Protásio Alves, 211 – Bloco C – 2º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou ligar para (51) 3359-6283.
Sobre a medicação
O ensitrelvir é um inibidor experimental de protease 3CL desenvolvido por meio de uma pesquisa em parceria entre a Universidade Hokkaido e a companhia farmacêutica japonesa Shionogi & Co., Ltda. O SARS-CoV-2 contém uma enzima denominada protease 3CL, que é essencial para a replicação do vírus. O ensitrelvir impede a replicação do SARS-CoV-2 ao inibir seletivamente a protease 3CL.