Secretaria da Agricultura segue ampliando o número de estações meteorológicas

O projeto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) de ampliação da rede de estações automáticas para o monitoramento agroclimático e desenvolvimento de produtos específicos para o setor agropecuário do Rio Grande do Sul segue ativo. Na semana passada, foram instaladas mais três estações meteorológicas: em Uruguaiana, Alegrete e São Francisco de Assis, totalizando 58. As últimas 28 foram com recursos do Programa Avançar. “A ideia é aumentar cada vez mais o número de estações até o fim do ano, entre 25 e 30. E, no início de 2024, concluir esse trabalho, totalizando 100, com as já existentes”, explica o meteorologista e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Seapi, Flavio Varone.

Ele conta que, a partir de setembro, com a parceria do Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+RS, serão instaladas mais duas em áreas com plantios. “Estamos planejando instalar uma em Cacequi, em propriedade que atua com sistema silvipastoril, e outra em uma área que trabalha com a cultura da erva-mate em Ilópolis”. E o objetivo é expandir esse experimento para outras culturas. Já estamos vendo com a da oliveira”, adianta Varone. “Mas uma novidade é que pretendemos instalar também, até outubro, em algumas escolas técnicas agrícolas, para servir de apoio às atividades e estudos dos alunos”.

“Queremos expandir cada vez mais esses dados no local dos experimentos e tirar dados agroclimáticos de onde está saindo o produto, dentro de uma propriedade, de uma área de lavoura, de plantio de alguma cultura, para melhorar a produção”. Conforme Varone, para o Simagro, que gera índices agroclimáticos, isso é “extremamente importante, porque vamos conseguir fazer os índices com os dados efetivos do local”.

Sobre o Simagro

O projeto Simagro-RS visa estabelecer uma relação de proximidade com o setor agropecuário do Rio Grande do Sul, onde a Seapi fornece a estação, e o produtor entra com uma estrutura para fixação do equipamento e internet para envio dos dados coletados. O produtor/parceiro acessa os dados da sua propriedade num aplicativo gratuito, e as informações de todas as estações são disponibilizadas no site simagro.rs.gov.br.