Saiu nesta quinta-feira o listão com os aprovados no exame que habilita candidatos ao Conselho Tutelar em Porto Alegre. Os nomes aparecem no Diário Oficial do município. Foram classificados os participantes que obtiveram pelo menos 36 acertos no teste com 60 questões de múltipla escolha, aplicado em 23 de julho. De 282 candidatos aptos, foram aprovados 259.
A seleção teve como objetivo testar o conhecimento dos participantes sobre as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), necessário para o desempenho da função de conselheiro tutelar.
Para o coordenador da Unidade de Apoio dos Conselhos Tutelares da SMDS, Paulo Meira, o alto índice de aprovação deve-se a vários fatores. “A prova levou em consideração a coerência entre as questões e o conteúdo e o nível de escolaridade exigido, com o auxílio técnico e profissional prestado pela Fundatec, responsável pela aplicação do exame. O nível de provas anteriores, que sempre eram consideradas difíceis, estimulou os candidatos a se prepararem melhor para a deste ano”.
Candidatos que não foram aprovados e desejarem entrar com pedido de recurso podem enviá-lo para o endereço [email protected], até a segunda-feira que vem.
A eleição de conselheiros ocorre em 1° de outubro. Serão preenchidas 50 vagas para os titulares entre as dez microrregiões de Porto Alegre. Todos os cidadãos que possuem título de eleitor podem votar, exceto se tiverem pendências com a Justiça Eleitoral.