O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou, nesta quinta, uma parceria em que disponibiliza R$ 1 bilhão em recursos para financiar projetos de inovação, especialmente voltados a empresas de micro, pequeno e médio portes. O Rio Grande do Sul fica com um terço desse valor: R$ 333 milhões. O acordo envolve a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O BRDE se consolida como o maior repassador de recursos a projetos de inovação por meio do Finep – linha do governo federal que fomenta ciência, tecnologia e inovação – em todo o Brasil. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, salientou que a oferta de recursos a projetos de inovação de micro, pequenas e médias empresas é uma diretriz da presidência da República. “A determinação é que os créditos em inovação cheguem a todos os portes de empreendimentos no país”, afirmou.
De acordo com a Finep, os recursos serão destinados a projetos de inovação de micro, pequenas e médias empresas, atrelados à taxa referencial (TR) – aproximadamente 2% ao ano – com até três anos de prazo de carência e até 11 para o pagamento.
De acordo com balanço divulgado em maio passado, o banco captou e liberou para os três estados do Sul, de 2013 até junho de 2023, 43,4% do volume total operado pela Finep em todo o país.
O evento de assinatura da parceria ocorreu durante o 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba, nessa quarta-feira.