Conab apresenta dados do mercado de trigo durante Fórum Nacional

Foto: Divulgação/Biotrigo

Membros do setor agrícola especializados nas culturas de inverno estiveram juntos, nesta quarta-feira (26), na 71ª Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, para avaliar o desenvolvimento do mercado e da produção de cultivos como aveia, centeio, triticale, entre outros. Na ocasião, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou dados atualizados sobre a conjuntura do trigo, com informações e análises de mercado do cereal.

A Câmara Setorial é um evento da cadeia produtiva feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que tem a participação da Conab e de outros entes públicos, além de produtores e indústrias do setor. Neste ano, a reunião foi incluída na programação da 16ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale do Fórum Nacional de Trigo 2023, que ocorre no período de 25 a 27 de julho, em Guarapuava, no Paraná.

A apresentação da Conab tratou-se de uma consultoria realizada pela estatal, que trouxe análises sobre o panorama nacional e internacional do mercado de trigo e os números do último levantamento de safra. “Além da conjuntura, também foram mostrados os novos preços mínimos do trigo, publicados na portaria do MDA, que passaram a vigorar a partir de 1/7/2023”, explica a analista de mercado, Flávia Starling, que representa a Companhia no evento. “Após a exposição, houve um espaço para debates, onde cada agente dos estados produtores apontou a situação regional e avaliou a relação com os dados apontados”.

A reunião da Câmara Setorial é realizada com representantes específicos do setor e aberta ao público. O evento abordou ainda temas como o levantamento e acompanhamento de safra das culturas de inverno e o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural e a Gestão de Riscos nas Cooperativas, apresentados por membros da Câmara Setorial e da Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa).