Dezessete vias da Porto Alegre vão ser revitalizadas, iniciando pela Cristóvão Colombo

Recursos vêm de um financiamento do Banco do Brasil, da ordem de R$ 60 milhões

Foto: Alex Rocha/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre confirmou a utilização de recursos vindos de um financiamento do Banco do Brasil, na ordem de R$ 60 milhões, que vão permitir a realização de melhorias em 17 vias da capital com sinais de desgaste na pavimentação. Primeira delas, a avenida Cristóvão Colombo teve a ordem de início autorizada no início da tarde desta quarta-feira, pelo prefeito Sebastião Melo.

Nessa primeira etapa, as obras ocorrerão em um trecho de 824 metros de pista simples da Cristóvão, entre as ruas Dr. Barros Cassal e Ramiro Barcelos. A segunda parte, entre a Ramiro e a avenida Benjamin Constant, abrange pista dupla com 1.553 metros de extensão. Também vai ser beneficiada, na sequência, a avenida Bernardino Silveira Pastoriza.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), serão feitos serviços de recuperação estrutural, com intervenções como a remoção do asfalto antigo e recuperação da base da pista antes da aplicação do asfalto novo; e serviços de recuperação funcional, em pontos onde não é necessária manutenção em camada tão profunda da estrutura.

Em função das obras na Cristóvão, os ônibus da linha Chácara das Pedras/IAPI tiveram alterações de itinerário sentido bairro-Centro. Os veículos devem seguir pela avenida Alberto Bins, dobrando à esquerda na Barros Cassal seguindo até a avenida Independência. Já a parada da linha C3, localizada na esquina da rua Barros Cassal com a Cristóvão, passa a atender a linha 637.2.

A prefeitura também informou que, em razão do desabamento da fachada de um prédio na área, que gerou bloqueio na Barros Cassal com a Alberto Bins, o serviço de recuperação da Cristóvão acontece em meia-pista, e não com bloqueio total na primeira fase da obra. A ideia inicial era usar o trecho fechado como desvio.

Recuperação estrutural
– Cristóvão Colombo em dois trechos: entre as ruas Dr. Barros Cassal e Ramiro Barcelos e entre a Ramiro Barcelos e a avenida Benjamin Constant;
– Avenida Bernardino Silveira Pastoriza;
– Avenida Benjamin Constant;
– Avenida Assis Brasil (sentido Centro/Bairro);
– Avenida Sertório (trecho com uma pista);
– Rua dos Maias;
– Avenida Manoel Elias.

Recuperação funcional
– Rua Ten. Alpoim;
– Rua Cel. Neves;
– Avenida Princesa Isabel;
– Rua São Manoel;
– Rua Dr. Murtinho;
– Rua Santana;
– Rua Silva Jardim;
– Rua Carlos Trein Filho;
– Rua Anita Garibaldi;
– Avenida Plinio Brasil Milano.