Imagens das câmeras de segurança do Hospital Universitário de Canoas, divulgadas nesta quinta-feira, flagraram um casal assaltando a instituição no fim da tarde de ontem. Os suspeitos entraram separadamente e furtaram três aparelhos de endoscopia dos quatro existentes na casa de saúde. Os equipamentos pertenciam a médicos especialistas, e valiam, juntos, mais de R$ 500 mil. Cerca de 15 exames usando os aparelhos eram realizados por dia na instituição, o que reduziu a capacidade a um terço.
As imagens dos criminosos, aparentando de 30 a 40 anos, já foram encaminhadas à Polícia Civil para que seja feita a identificação. O homem parecia usar uma peruca. Os dois também agiram de máscara. O hospital suspeita que ex-funcionários ou pessoas que conhecem bem o hospital estejam por trás do crime, já que ambos foram diretamente ao setor de endoscopia, sem circular por outros locais.
Novos aparelhos foram encomendados, e o serviço opera parcialmente com apenas um aparelho. A situação deve ser normalizada nesta sexta-feira. O Hospital Universitário também solicita que, se alguém receber oferta para comprar os aparelhos, não o faça, procure a polícia e denuncie.
A direção do hospital, que não quis se manifestar, aguarda o desenrolar das investigações.