EUA: Terremoto no Alasca gera alerta de tsunami

Tremor se registrou nessa madrugada sob o mar na costa do estado norte-americano

Foto: Divulgação/Twitter/NWS Tsunami Alerts/MetSul

Um forte terremoto sacudiu o estado norte-americano do Alasca na madrugada deste domingo e gerou um alerta de tsunami para a costa do estado, emitido pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico. A magnitude preliminar do terremoto, que se deu sob o mar, chegou a 7,4 na escala Richter, a uma profundidade de apenas 10 quilômetros, o que aumenta o risco dos efeitos em superfície.

O pior terremoto da história do Alasca ocorreu em 27 de março de 1964, com magnitude 9,2. O sismo abalou a região de Prince William Sound, causando um tsunami. Ambos os fenômenos deixaram 131 mortos e causaram cerca de US$ 2,3 bilhões em prejuízo. Cerca de 30 quarteirões de residências e prédios comerciais foram danificados ou destruídos no centro da cidade.

Não é raro que fortes terremotos ocorram nos países do Círculo de Fogo do Pacífico, como o que se registrou no começo desta semana na Indonésia, com centenas de mortos e feridos. O país se tornou epicentro de um sismo que, em 2004, gerou um tsunami que provocou mais de 200 mil mortes.