Entidade abre vagas para curso de sommeliers

Seção gaúcha da associação tem um amplo leque de alternativas

(Foto: R7)

Tendo formado mais de 800 sommeliers em todo o Brasil, a seção gaúcha que reúne os profissionais responsáveis pelo serviço do vinho (ABS-RS) oferece um amplo leque de alternativas. As formações envolvem cursos básicos, passando por imersões sobre determinados temas, até aulas mais profundas, como o recém-lançado Master Países & Regiões – Velho Mundo na modalidade online. Neste curso são abordados em detalhes os países que estabeleceram os principais conceitos e padrões vitivinícolas globais, como França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha.

O material é complementado pela degustação orientada de vinhos que simbolizam a vocação enológica de cada zona produtora. Ao todo, são mais de 60 rótulos degustados, entregues diretamente na casa dos alunos por meio dos kits Sommelier Experience.

“O conteúdo percorre as mais famosas zonas produtoras desses países, assim como áreas emergentes ou que são fonte de produtos considerados tendência de consumo”, detalha Juciane Casagrande Doro, diretora institucional da ABS-RS. Ela também lembra que o Master Países & Regiões é um aprofundamento de estudos, e por isso parte do princípio que seus participantes tenham domínio de fundamentos básicos do mundo do vinho.

A formação é aberta para alunos aprovados nos cursos de Sommelier da ABS (de qualquer regional), em programas da ASI ou equivalentes. As matrículas vão até o final de julho, enquanto as aulas iniciam no dia 14 de agosto, com duração de oito meses, sempre às segundas-feiras a partir das 19 horas.

VAGAS ABERTAS

Mas esse não é o único curso com vagas abertas na ABS-RS. A formação Sommelier Profissional Presencial – Experiências Serra Gaúcha, programa educacional mais tradicional da ABS-RS, une teoria e prática no aprendizado deste ofício em claro desenvolvimento no Brasil e no Exterior. Com atividades dentro e fora de sala de aula, o currículo oferece uma experiência completa aos futuros Sommeliers.

A carga teórica é complementada com a prova de mais de 100 rótulos, dinâmicas didáticas de degustação e a disponibilização de conteúdo extra. Além disso, a presença na Serra Gaúcha é aproveitada em profundidade, com visitas técnicas a vinícolas e vinhedos, proporcionando o contato com reconhecidos representantes do setor.

A cada encontro uma empresa diferente recepciona os alunos, servindo de cenário para a abordagem de temas relevantes da vitivinicultura. Possibilitando aos alunos uma experiência única a cada módulo. O curso, que inicia no dia 28 de julho e se estende até fevereiro de 2024, também está com suas inscrições abertas