A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, recebeu o selo de Engajamento Circular pela atuação no Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC) junto a outras 12 empresas, de diversos portes e setores, mostrando a importância da co-criação de novos projetos e negócios para a transição circular. O reconhecimento representa o compromisso assumido pela companhia nos primeiros dois anos de participação no Hub-EC, estimulando o engajamento dos funcionários em reuniões de trocas de conhecimento, mudanças em processos internos, a integração de vários atores da cadeia produtiva e a promoção de novos modelos de negócios.
O selo de Engajamento Circular foi criado a partir da percepção de que o engajamento entre as diversas áreas de uma empresa e entre diferentes companhias é essencial para a construção de soluções integradas de economia circular. O Hub-EC defende que nenhum elo da cadeia fará a transição circular sozinho, sendo fundamentais um novo equilíbrio econômico e a construção de novas relações comerciais.
Além da Gerdau, outras empresas e instituições que também são membros do Hub-EC foram contempladas com o selo, incluindo nomes como Covestro, Electrolux, Plastiweber, RCR Ambiental, Grupo Sinctronics/Fit/Flex, Tomra, Wise Plásticos, CEBRI, IPT, CEMPRE, SENAI CETIQT e CBA.
“Este selo reafirma o compromisso da Gerdau com o engajamento dos nossos stakeholders no desenvolvimento de ações e iniciativas baseadas no conceito de economia circular e com a criação de soluções sustentáveis e transformadoras para o nosso negócio e todo o ecossistema. Desde sua fundação, há 122 anos, atuamos para ser parte das soluções aos desafios da sociedade, visando a construção de um futuro cada vez mais sustentável”, afirma Paulo Boneff, líder global de responsabilidade social da Gerdau.