Receita vai permitir que contribuinte faça consulta ao seu histórico a partir de sexta

Para acessar o serviço e verificar a situação será preciso informar a conta gov.br

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Contribuintes de todo o Brasil poderão descobrir se estão devendo alguma declaração do Imposto de Renda, deste ou de anos anteriores. É que a Receita Federal decidiu liberar a consulta ao histórico do contribuinte a partir da próxima sexta-feira, 7, através de uma consulta ao site da autoridade monetária na aba Meu Imposto de Renda. O contribuinte poderá consultar sua situação também no e-CAC ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. Para acessar o serviço e verificar a situação basta informar a conta gov.br.

Declarações que não foram entregues aparecerão como “omissas”. No Meu Imposto de Renda, o contribuinte conseguirá checar se tem atraso de alguma declaração do Imposto de Renda (veja abaixo). Ao clicar no ano em que aparece a omissão, haverá duas opções: “preencher a declaração” ou “consultar os motivos da omissão”.

Contribuinte poderá preencher as declarações em atraso. Também estará disponível uma declaração pré-preenchida, já com os dados que eventualmente faltaram no primeiro envio. Se o contribuinte recebeu algum rendimento acima de determinado valor, por exemplo, a Receita mostrará as informações omitidas, facilitando a entrega.

Mesmo em atraso, o envio é importante porque evita que o CPF do contribuinte seja classificado como “pendente de regularização”. A funcionalidade permite consultar também o status da declaração do IR 2023. O contribuinte pode verificar se há alguma pendência, se está na fila de restituição ou se caiu na malha fina.