Comissão do Senado aprova indicações de Galípolo e Aquino para direção do Banco Central

Nomes ainda vão ser apreciados no plenário do Senado; previsão é que votação aconteça já nesta terça-feira

Foto: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, as indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Banco Central. Ex-secretário-executivo da atual gestão, Gabriel Galípolo vai assumir a direção de Política Monetária. Já o servidor de carreira Ailton de Aquino teve o nome indicado para o cargo de diretor de Fiscalização. Os nomes ainda terão de passar pelo crivo dos senadores no plenário da Casa.

A pauta do plenário desta terça-feira já prevê a análise dos indicados e, por isso, a previsão é de que haja uma resposta definitiva até o início da noite.

Galípolo é economista e até então exercia o cargo de “número 2” do Ministério da Fazenda. Ele trabalhou no Centro Brasileiro de Relações Internacionais, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no Banco Fator. Graduado em economia e com mestrado em economia política, Galípolo também já chefiou as secretarias de Economia e de Transportes no governo estadual de São Paulo. Na CAE, o nome dele teve 23 votos a favor e 2 contra.

Da mesma forma, a CAE aprovou o nome do advogado Aquino com 24 votos a favor e 1 contra. Ele é servidor de carreira do BC, onde está desde 1998, já ocupando diversas funções, inclusive a de auditor-chefe da instituição.