O prefeito Sebastião Melo não poupou críticas ao projeto da reforma tributária durante a reunião da Confederação Nacional dos Municípios, nesta terça-feira, em Brasília. Na fala, Melo disse que não ser contra uma modificação do sistema tributário, mas sim ao texto que tramita no Congresso. “Somos favoráveis à reforma, mas não secreta, não sem lei, não no atropelamento. Para mim, isso tem nome: se chama tapetão tributário”.
Além de defender uma discussão mais profunda sobre o tema, Melo disse que a atual proposta não é transparente e tira a autonomia dos municípios através da queda de receita. “Uma coisa nós conquistamos: foi esculpir no texto constitucional um ente federado chamado municipalismo, e querem nos tirar a autonomia”.
Na capital federal, o prefeito ainda participa de uma agenda com a bancada federal gaúcha, às 16h30min. Depois, reforça um ato com prefeitos das principais capitais e outras importantes cidades brasileiras para reivindicar que a votação não ocorra da maneira como está a proposta.