Em três anos, Balada Segura registra redução dos acidentes com morte na maioria das cidades participantes

Governo gaúcho divulgou balanço durante lançamento do novo edital do programa

Foto: Ricardo Giusti/CP

O governo do Estado busca novos municípios parceiros para o programa Balada Segura, implantado em apenas 40 das 497 cidades gaúchas até o momento. Para atrair interessados, o Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) divulgou um balanço da iniciativa durante a cerimônia de lançamento de um novo edital para prefeituras, nesta segunda-feira. Conforme levantamento, 71,4% dos municípios participantes identificaram redução de acidentes com morte, após três anos com a iniciativa.

“Quando a gente consegue diminuir o uso de álcool no trânsito, nós temos a queda de indicadores de óbitos e de acidentes com danos à vida das pessoas”, destacou o vice-governador Gabriel Souza, que coordenou o evento por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE). Ele participou também de uma blitz educativa antes da cerimônia.

Conforme o balanço, foram aproximadamente 1 milhão de pessoas abordadas, em mais de 25 mil blitzes. Os dados foram apresentados pelo diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli. Ele detalha que além do teor educativo, o programa pode incrementar a receita dos municípios, que absorvem os valores arrecadados com multas, por exemplo. “A ideia é que todo mundo ganhe com isso. Municípios ganhem evitando fatalidades no trânsito e, além disso, em arrecadação”, observou o diretor do órgão.

Prefeituras que aderirem ao Balada Segura recebem repasse de recursos para realizarem as atividades do programa e outros auxílios. “O Estado disponibiliza os equipamentos devidos para que a operação seja feita, entre os quais o etilômetro – o famoso ‘bafômetro’ -, e também apoio técnico”, detalhou o vice-governador.

Também participaram da cerimônia a diretora Institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, secretários estaduais de governo e representantes de entidades, como a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Confira alguns dos dados do programa Balada Segura:

1 ano

Vias urbanas: +7,8% acidentes fatais e +6,8% vítimas fatais

Rodovias: -4,8% acidentes fatais e -1,3% vítimas fatais

3 anos

Vias urbanas: -11,5% acidentes fatais e -11,8 vítimas fatais

Rodovias: -15,4% acidentes fatais e -15,4% vítimas fatais

RS: 14,9 mortes no trânsito/100 mil habitantes