O consumo em lares brasileiros com pessoas LGBTQIA+ somou R$ 12,6 bilhões no ano passado, alta de 15,5% em relação a 2021. Os dados são da terceira edição do estudo Rainbow Homes, da consultoria NielsenIQ (NIQ) ao apontar que o patamar de consumo nos chamados Rainbow Homes (ou lares arco-íris, em tradução livre) é em média 6% maior que as demais famílias brasileiras, enquanto a frequência de compras é 10% superior.
A pesquisa aponta que os produtos de higiene e beleza têm um peso maior na cesta de produtos dos Rainbow Homes, representando 25,9% do valor das compras, ante 24,9% no restante da população. O cenário é o mesmo para bebidas alcoólicas, com participação de 11,2%, ante 9,4% dos demais lares.
Já as compras de bazar representam 7,6% das compras dos Rainbow Homes, ante 6% do restante da população, refletindo os gastos com alimentos para animais de estimação. A pesquisa aponta que 25% das famílias com LGBTQIA+ possuem gatos, ante 20% de outras famílias. De acordo com o levantamento, 85% da população LGBTQIA+ não mora sozinha, percentual pouco abaixo de 91,5% dos lares que não são Rainbow Homes. Já as famílias que possuem crianças são 42% em ambos os recortes.