A Prefeitura anuncia para esta sexta-feira (30) o início da operação do novo binário da Zona Norte. O sistema, que consiste em duas vias paralelas com sentidos únicos e opostos, pretende diminuir os congestionamentos na região da avenida Bernardino Silveira Amorim e rua José Ferreira Jardim nos horários de pico. Atualmente, a falta de fluidez no trânsito nesses horários interfere até mesmo na avenida Assis Brasil, principal acesso da região metropolitana à Zona Norte da Capital.
“O projeto vai proporcionar maior segurança viária no deslocamento dos veículos, agilizando as viagens e diminuindo o congestionamento, assim trazendo redução no tempo de viagem e maior qualidade no transporte e segurança para as pessoas”. Destaca o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.
O plano conta com quatro modificações na sinalização semafórica: são duas sinaleiras implantadas, uma que foi realocada e outra que terá mudança de sentido. Foi implantada uma sinaleira veicular na rua José Ferreira Jardim, esquina com a rua José Alípio da Silva, e um semáforo de travessia de pedestre na rua José Ferreira Jardim, próximo ao numeral 164. O semáforo veicular do cruzamento da avenida Bernardino Silveira Amorim com a avenida Caldeia passou por uma adequação e o semáforo que fica localizado na Bernardino, próximo ao numeral 884, terá o sentido modificado.
Além da reestruturação semafórica, houve a pintura de 294 metros quadrados para novas travessias de pedestres, demarcação de sentido e do novo desenho das vias, implantação tachões, 71 placas e além de gradis. A mudança contempla vias utilizadas como rota de veículos de carga da região metropolitana, via BR-290 em direção ao Porto Seco. O trajeto também é alternativa de ligação entre Porto Alegre e Alvorada onde, diariamente, circulam cerca de 40 mil veículos na região, entre 7h e 20h.
Trânsito e transporte
Com o início da operação, o tráfego da Bernardino Silveira Amorim terá sentido único a partir da avenida Caldeia até a avenida Bernardino Silveira Pastoriza, no sentido BR-290-Porto Seco, enquanto a rua José Ferreira Jardim terá mão única desde a rua Pero Lobo Pinheiro até a Caldeia, no sentido oposto. Com a alteração, a avenida Caldeia passará a ter sentido único desde a rua José Ferreira Jardim em direção a Bernardino. A rua José Alípio da Silva terá inversão de sentido e passará a circular em mão única a partir da avenida Bernardino Silveira Amorim até a rua José Ferreira Jardim, onde seguirá com mão dupla até a rua Ariosto Vieira Marques.
A mudança vai alterar o itinerário de oito linhas que passam na região, somente no sentido bairro-Centro. As linhas que entravam na rua José Alípio da Silva deixarão de fazer esse trajeto e vão seguir na rua José Ferreira Jardim até a avenida Caldeia. As linhas que terão modificação na rota são: 627-1 – Agostinho, 727-1 – Agostinho/Sertório, A27-1 – Alimentadora Agostinho, M31-1 – Corujão Assis Brasil/Baltazar, SD73-1 Fernando Ferrari/Anchieta Semidireto, SD72-1 Santa Rosa/Anchieta Semidireto, 627-1 Orla Agostinho e 6276-1 – Agostinho/Fiergs até F. Ferrari.
Outras vias com binário
Desde 2015 está em operação o binário das avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas, que tornou mais eficiente e seguro o deslocamento entre a Zona Sul e o Centro de Porto Alegre. Na região do Shopping Iguatemi, outro binário importante é o das avenidas João Wallig e Antônio Carlos Berta, que há duas décadas garante a segurança na circulação junto a dois grandes polos geradores de tráfego, os centros de compras Iguatemi e Bourbon Country.