O Grêmio não poderá contar com Bruno Alves para o jogo de amanhã, às 18h30min, em Salvador, contra o Bahia, pela 13ª rodada do Brasileirão. O contrato de empréstimo com o zagueiro termina hoje − mesma data em que o vínculo se encerra com o São Paulo. Com isso, o clube só poderá utilizar o jogador a partir do dia 3 de julho, quando abre a janela de transferências.
Para essa partida na capital baiana, Renato Portaluppi deverá poupar alguns jogadores, já que na próxima terça-feira inicia a disputa das quartas de final da Copa do Brasil justamente diante do Tricolor de Aço, na Arena Fonte Nova. Na defesa, o treinador poderá preservar Kannemann e formar a dupla de zaga com Bruno Uvini e Gustavo Martins. No meio, Carballo e Bitello, que convivem com dores no púbis e muscular, respectivamente, têm chances de não atuarem. Já na frente, Suárez deverá ser poupado. Com dores no joelho direito, o centroavante está sendo preparado para o confronto pela Copa do Brasil. Vina e André Henrique, autor de um dos gols contra o Coritiba, aparecem como alternativas.
Além do foco dentro de campo, o Tricolor segue atento ao mercado para trazer novos reforços para o segundo semestre. Em busca de um centroavante, o clube demonstrou interesse na contratação de Rafael Elias, 24 anos, que está emprestado ao FC Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, até hoje. As conversas entre as partes estão em “estágio médio”, com valores já sendo discutidos. O atacante, revelado nas categorias de base do Palmeiras, tem contrato com o Verdão até o final deste ano. Porém, está fora dos planos do técnico Abel Ferreira.
Na última temporada pelo clube dos Emirados Árabes Unidos, Rafael Elias disputou 20 partidas, somando 1.544 minutos em campo, marcou sete gols e deu duas assistências. Outro nome nos planos do Grêmio é Rodrigo Muniz, 22 anos, do Fulham, da Inglaterra. Os gaúchos estudam fazer uma proposta de compra de parte dos direitos econômicos do centroavante. O Atlético-MG é um dos concorrentes pelo atleta.