Considerado o maior evento da história do Direito gaúcho, o Cidade da Advocacia, organizado pela seccional Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), lançou nesta quinta-feira a segunda edição, no Multiverso Experience, junto ao Cais Embarcadero, no Centro Histórico de Porto Alegre, com expectativa de receber até 15 mil pessoas, mais do que o dobro do registrado no ano passado. Ao todo, serão mais de 40 atividades gratuitas, mas exclusivas a advogados e acadêmicos de Direito, de 8 a 12 de agosto, no mesmo espaço.
O lançamento teve a presença de autoridades da área, como os presidentes da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Pedro Zanette Alfonsin. “Teremos painéis nos quais os advogados serão estimulados a trazer soluções para seus escritórios, e também para o sistema OAB. Prosseguimos buscando parceiros, já temos diversos patrocinadores e pretendemos fazer algo que tenha a dimensão da advocacia gaúcha”, comentou Alfonsin.
Já Lamachia destacou que o evento vai ser ampliado, e confirmou o velejador Amyr Klink para a palestra de abertura, para falar sobre empreendedorismo, resiliência e planejamento. “Este é um evento democrático, com a cara da OAB. Estendemos até o sábado à tarde para oportunizar que os colegas do interior possam se deslocar para cá. Então, há uma série de novidades que preparamos”, comentou o presidente da entidade.
Comentando sobre alguns dos principais assuntos a serem discutidos, e como a tecnologia impacta no trabalho do advogado, Lamachia disse que uma das novidades deste ano é o Congresso de Direito Digital, no dia 9 de agosto, que deve tratar das temáticas de inovação, direito digital e inteligência artificial. “É um dia inteiro dedicado a esta área da advocacia”, disse. Em 2022, o evento celebrou os 90 anos da OAB/RS. A programação completa do evento deste ano ainda vai ser divulgada. As inscrições seguem abertas no site do evento.