O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de 13/6, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2023.
As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro. Os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o Encceja PPL deverão indicar as unidades para aplicação e o responsável pedagógico, entre 17 de julho e 4 de agosto. Os profissionais devem, na inscrição, indicar as provas que o participante fará e, se necessário, solicitar atendimento especializado. O exame envolve quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O Encceja ocorre desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, que emitem a certificação ao aprovado. As provas seguem a base legal para os ensinos Fundamental e Médio. E o Encceja PPL tem a única diferença de ser aplicado em unidades prisionais e socioeducativas. Dados: curtilink.com/Asz6MP9.