Abastecimento em municípios atendidos pela Corsan deve se normalizar até a noite

Estações de água foram impactadas pela falta de luz em decorrência do ciclone

Foto: Agência Brasil

Até o início da noite deste sábado, moradores da maioria dos municípios abastecidos pela Corsan devem ter o serviço de água normalizado. Em bairros de Alvorada e Viamão, a Companhia atua com caminhões-pipa para abastecer locais estratégicos como hospitais e postos de saúde.

Veja a situação em municípios atendidos pela companhia e que permaneciam sem água até o início desta tarde:

Alvorada

Como a água bruta captada em Alvorada apresentou cor e turbidez inapropriadas, a Corsan precisou reduzir a produção, que permanece em nível inferior à capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Montenegro

Em Montenegro, o abastecimento está parcialmente atendido, com 70% da água sendo distribuída na cidade. No entanto, faltou energia no recalque da ETA 1, que também está alagado e é responsável por 30% da água que abastece o município. A companhia só vai poder avaliar a situação após o retorno da energia.

São Sebastião do Caí

Já a o sistema de São Sebastião do Caí voltou a operar às 9h, após ter parado na noite de ontem devido ao alagamento da captação. Esse sistema, que também abastece Capela de Santana, deve estar totalmente normalizado na madrugada de domingo.

Dois Irmãos / Morro Reuter

Também em função dos temporais, houve alagamento na estação de captação de água junto ao arroio Feitoria, afetando o abastecimento em Dois Irmãos e Morro Reuter. A unidade voltou a operar na madrugada e os dois sistemas de abastecimento entraram em recuperação. A previsão é que a situação em Dois Irmãos esteja normalizada nesta tarde. Já em Morro Reuter, a normalização deve ocorrer até o fim do dia. Até lá, a Corsan mantém o abastecimento com caminhões-pipa.

Nova Santa Rita

Em Nova Santa Rita, a correnteza no rio dos Sinos causou turbidez da água na captação. A Corsan precisou interromper o abastecimento de água na cidade, mas já retomou a operação com vazão reduzida. Por isso, a Companhia solicita que os clientes utilizem a água racionalmente e com moderação até a normalização do abastecimento.