Adolescentes ferem cinco socioeducadores durante motim em unidade da Fase em Porto Alegre

Armados com facas artesanais, nenhum dos internos ficou ferido

Foto: Reprodução

Funcionários da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) confirmaram à Rádio Guaíba que cinco profissionais ficaram feridos em um motim na Comunidade Socioeducativa (CSE), na vila Cruzeiro do Sul, bairro Cristal, na zona Sul de Porto Alegre. A rebelião, segundo eles, foi iniciada por cinco adolescentes às 21h dessa sexta-feira, sendo controlada, às 23h, pelo Batalhão de Choque da Brigada Militar.

Um dos socioeducadores atacados foi ferido na região do olho e encaminhado ao HPS. Os outros quatro funcionários sofreram escoriações e foram atendidos pela SAMU.

Ainda de acordo com os funcionários, os amotinados estavam armados de ‘estoques’, facas artesanais fabricadas pelos internos. Nenhum dos menores de idade ficou ferido, conforme informou a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) ao Correio do Povo.

“Tínhamos mais de dez 10 funcionários e ninguém se encorajou a entrar, provavelmente por medo de [perder] seus empregos”, declarou um socioeducador, referindo-se ao afastamento de funcionários da instituição determinado, em maio, pela Justiça, após uma ação da Defensoria Pública.