Cerca de 20 pessoas já buscaram abrigo no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado no bairro Santana, nesta sexta-feira. O local conta com 50 vagas para receber pessoas atingidas pelo temporal. O prefeito Sebastião Melo determinou a abertura do local, nessa manhã. No ginásio, também há kits de higiene, alimentação e camas à disposição.
Segundo o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Tiago Simon, há 14 pessoas em situação de rua e algumas famílias que viviam em áreas de risco no local. Parte delas vai dormir no alojamento, mas outras serão encaminhadas a outros abrigos da rede de acolhimento.
“Algumas dessas pessoas estão sendo encaminhados para outras estruturas, que são as pousadas, albergues, abrigos, nós temos uma casa de acolhimento de vítimas de violência, com 11 vagas… Então é possível que melhor acomode uma família, uma mãe com filhos, na Casa Lilás. Existem também pousadas para famílias e pretendemos encaminhá-las, mas tudo isso envolve um processo de logística e triagem”, esclarece.
Ainda conforme o presidente, além de camas e cobertores, a estrutura do Ginásio conta com um consultório de rua para realizar atendimentos médicos, alimentação, espaço para animais e espaço para guarda de pertences.
A operação de acolhimento às vítimas do mau tempo e pessoas em situação de rua conta com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social (SMDS), Assistência Social e Cidadania (Fasc), Saúde (SMS), Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e Defesa Civil, entre outros órgãos do município.