Um caminhão da coleta automatizada, do Consórcio Porto Alegre Limpa, rompeu a fiação elétrica da CEEE Equatorial e avariou um poste ao manobrar um contêiner, perto do cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Plínio Brasil Milano, na zona Norte da capital, na noite desta quarta-feira.
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), o equipamento enganchou nos cabos, localizados abaixo da altura habitual. Ninguém se feriu, mas três bairros ficaram sem energia elétrica. Até as 21h40min, 90% dos clientes haviam tido o serviço restabelecido.
De acordo com o diretor regional do Consórcio Porto Alegre Limpa, Alexis Beghini de Carvalho, não se tratou de uma colisão. “O motorista foi coletar o contêiner e, na subida do braço, o equipamento entrou em contato com fios. Houve um curto, talvez por um fio desencapado, e o caminhão não travou, continuou o ciclo e entortou o poste”, explica. Ainda conforme o diretor, a empresa vai arcar com os custos da avaria na fiação.
Em nota, a CEEE Grupo Equatorial detalhou que o incidente ocorreu às 20h07min, causando interrupção de energia para trechos dos bairros Higienópolis, Floresta e São João. As equipes realizaram manobras remotas na rede elétrica, restabelecendo o fornecimento para a maioria dos afetados em cerca de 80 minutos.
Às 22h, equipes seguiam trabalhando no local.